Nossa história

Histórico da formação das Intra Federativas no Estado de São Paulo

Desde 1971 as cooperativas médicas passam a se organizar nos moldes da Lei nº 5764/71. A legislação exige, no mínimo, três cooperativas de primeiro grau, as Singulares (cooperativas fundadas nas cidades), para  se organizar uma Federação, que é a chamada cooperativa de segundo grau. Também são necessárias três federações para que se organize uma Confederação (cooperativa de terceiro grau).
A Federação tem por objetivo promover o intercâmbio de serviços e a troca de informações entre as Singulares do Estado. O crescimento foi tão significativo ao longo dos anos que as Federações precisaram se subdividir em unidades intra federativas, de modo a facilitar a troca de experiências entre as cooperativas mais próximas e a resolução de problemas específicos de cada região.
Em 1992, os presidentes das Singulares do Estado de São Paulo, decidiram em Assembleia dividir o Estado em seis regiões geográficas distribuídas segundo uma linha imaginária traçadas ao redor de uma cidade-chave para o Sistema. Esta passava a ser o centro geográfico daquela região, como é o caso de São José do Rio Preto na área oeste do Estado de Bauru na divisão centro-oeste ou de Limeira no centro-paulista.

Verifica-se neste breve histórico que, há muito o Sistema Unimed organizou sua atuação baseando-se na troca recíproca de serviços, organizados segundo as necessidades de cada região e particularidades locais, utilizando a regionalização como ferramenta de integração do sistema.
A regionalização feita por meio da área de atuação de cada Intrafederativa garante ao beneficiário a extensão dos serviços assegurados pela Unimed Singular contratada, que na impossibilidade ou inexistência de serviços na sua área de atuação, agiliza aos seus beneficiários o acesso a rede credenciada de outra Singular, em regiões ou cidades limítrofes , de forma a garantir a integral cobertura prevista no Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde, mediante repasse, que permitem ao beneficiário ser reconhecido como integrante do sistema com a simples apresentação da carteirinha.
 
Fundação da Federação Intrafederativa das Unimeds do Oeste Paulista
 
Em 20 de novembro de 1996, representantes das Singulares Unimed de Andradina, Araçatuba, Birigui, Catanduva, Fernandópolis, Jales, Penápolis, São José do Rio Preto e Votuporanga se organizaram em uma federação regional com a intenção de unir, manter e desenvolver os serviços de assistência médica e hospitalar à população local, tendo em vista suas características e desafios específicos.
A eleição da primeira equipe gestora da Unimed Oeste Paulista - Federação das Cooperativas Médicas foi constituída pelo Dr. Carlos Egberto Rodrigues, como Diretor Presidente, Dr. José Marcondes Netto, como Diretor Financeiro e o Dr. José Maurício Barbosa de Andrade, como Diretor Administrativo.
Como sede, foi escolhida a cidade de São José do Rio Preto por ter geograficamente uma distância média entre as outras cidades e economicamente ser reconhecida como um polo regional.
Esta Federação Intrafederativa trabalhou desde sua fundação na promoção do desenvolvimento econômico da região, em negociações conjuntas com os prestadores e no desenvolvimento de parcerias saudáveis. Por isso, conseguiu proporcionar o fortalecimento da marca Unimed na região não apenas através do treinamento e capacitação técnica de colaboradores e médicos cooperados das Singulares, como também no desenvolvimento de projeto e ações de Sustentabilidade Socioambiental e o desenvolvimento de serviços próprios como hospitais, pronto atendimentos, farmácias, serviços de atendimento hospitalar, laboratórios, óticas e credenciamento de clínicas que oferecem outros serviços.
A atual equipe gestora, mantém-se firme no propósito de manter a colaboração das Singulares da região e de outras Singulares do Estado de São Paulo através da Fesp, a fim de se adaptar às exigências impostas pelo mercado consumidor e da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).

Memória

1996 - 2000 - Dr. Carlos Egberto Rodrigues
2000 - 2004 - Dr. Irmo Bassi Júnior
2004 - 2007 - Dr. Irmo Bassi Júnior
2007 - 2008 - Dr. Mauricio Roberto Anhesini
2008 - 2010 - Dr. Geraldo da Costa e Silva
2010 - 2012 - Dr. João Leme Blümer Neto
2012 - 2014 - Dr. Elias Antonio Neto
2014 - 2016 - Dr. Everaldo Grégio 
2016 – 2018 – Dr. Antônio Marcílio Callou Torres
2018 – 2020 – Dr. Miguel Zerati Filho
 
Fonte: Federação das Unimeds do Estado de SP.

Endereço

  • Rua Rahme Trad Bechara Hage nº 2061
    Sala 52 – Higienópolis
    São José do Rio Preto - SP
  • +55 (17) 3232.0020
  • federacao@unimedop.com.br
  • unimedop

Fale Conosco